Com a queda do império Romano e a implantação do cristianismo, a igreja passa ter um papel fundamental para o desenvolvimento e evolução da música,pois são os monges que, nos mosteiro e depois dos gregos,continuam a desenvolver a escrita e a teoria musical.São os cânticos litúrgicos vocais e de transmissão oral que fazem parte do repertório mais usado na música da Idade Média. Estes cantos litúrgicos variavam nas suas interpretações consoante a raça,a cultura,os ritos e os hábitos musicais dos diversos povos.
Sentindo necessidade de unificar e de fortalecer o cristianismo,são Gregório Magno,monge beneditino e eleito papa em 590,compilou e selecionou uma série de cântico litúrgico com qualidade e dignos de culto. Foi neste sentido que reuniu alguns cânticos já existentes e outros se sua própria autoria numa coletânea que intitulou antifonaria.
A essa forma de cantar deu seu nome de canto Gregoriano, que era basicamente uma forma de oração para demostrar o amor a Deus. Este canto tinha uma melodia simples que seguia o ritmo das palavras. Nesta época começa a haver umas grande diferenças entre elas está nus instrumentos que são usados em ambas. Na igreja apenas o órgão era permitido, enquanto que na musica não religiosa ou chamada profana usavam-se: a rabeca, o saltério, o laude, charamelo, a flauta, gaita de foles, sanfona , harpa, os pratos, pandeiro, e tambores. A língua usada no canto da igreja era o latim, enquanto que na musica popular eram o dialetos próprio de cada região. Os menestréis eram cantores, músicos malabaristas, que andavam em terra em terra juntamente co saltimbancos. Os trovadores eram nobres que compunham musica e poesia tendo como temo preferido, para as suas composições, o amor.
A notação musical serviu no inicio apenas para auxiliar a memória quem cantava, mais ao longo dos tempos tornou-se cada vez precisa. Numa fase inicial eram colocados pequenos sinos chamado neumas.
Mais tarde e de forma progressiva foram introduzidas as linhas até se chegar ao conjunto das 4 que foram inventadas por Guidor D'Arezzo, conhecido com sendo um grande teórico da música na idade média, mas a partir seculo XI, o uso da pauta tornou-se habitual
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