a diferença entre eles.
Os instrumentos de metal apresentam campanas com formatos aproximadamente cilíndrico ou cônico. O trompete e o trombone aproximadamente são 2/3 cilíndricos, apresentando um som brilhante. A tuba é aproximadamente 2/3 cônica, possuindo um som cheio e jovial. O bombardino tem o som parecido com o da tuba (só que menos grave) enquanto que o barítono tem um som intermediário (campana meio cônica, meio cilíndrica) entre o bombardino e o trombone.
Posição do trombone de vara Posição dos pistos A nota fundamental é abaixada em
1 Solto ----------------------
2 2 ½ tom
3 1 1 tom
4 1 e 2 (ou 3) 1½ tons
5 2 e 3 2 tons
6 1 e 3 2½ tons
7 1, 2, e 3 3 tons
Os instrumentos musicais fabricados antes do século XIX não possuíam o sistema de válvulas para execução de várias notas, então eram instrumentos de chave (oficlide), mais simples só com furos (flauta), como a trombeta, que só executa notas fundamentais ou com vara (trombone). Mais os antecessores do barítono e do bombardino são a serpente e o oficlide. A serpente (à esquerda), que foi uma família de instrumentos inventada por Edme Guillaume em 1590 na França, foi um dos primeiros instrumentos de bocal e possuía vários integrantes - do mais agudo ao mais grave. Em 1817, Jean Hilaire Asté faz um aprimoramento na serpente e cria a família dos oficlides (à esquerda). O nome oficlide vem do gregoophis (serpente) e kleis (serve para fechar-chaves), ou seja, serpente com chaves.
Com o aparecimento das válvulas no século XIX (um pouco depois do oficlide por volta de 1830) começa a aparecer os instrumentos que pareciam com o barítono moderno.
À direita uma espécie de horn alto.
Tem também outro horn tenor americano R. Wurlitzer & Bro., Cincinnati, OH. (esse já é mais parecido com um barítono).François Sudre em Paris (parece um oficlide valvulado).
Voltando para a história, começa um problema: quem é o pai do barítono e bombardino modernos? Quando o filho é bonito, o que não falta é pai. Na Europa surgiram os verticais. Nos Estados unidos surgiram os horizontais ou de marcha. Mas a tese mais aceita é a de que os dois vêm da família dos saxhorns de Antoine Joseph, mais conhecido com Adolph Sax, o "inventor" dos saxofones (na verdade o saxofone é um aperfeiçoamento do oficlide só que no lugar do bocal temos uma boquilha).
" Rosana Oliveira"
0 comentários:
Postar um comentário