Romantismo ( de 1810 a 1910)
Este período caracteriza-se pela liberdade de expressão e de sentimentos.Também as alterações políticas e sociais provocadas pela revolução francesa de 1789 fazem surgir sentimentos nacionalistas.
Assim,paris junta-se a Viena e tornam-se os principais centros de música da Europa, neste,neste contexto os compositores do Romantismo procuravam suscitar,através da música,os sentimentos e afectos em relação a sociedade da época.
Surgem assim compositores como Schubert, Meldelsson,ou Chopin e instrumentista como Liszt ( no piano) e Paganini ( no violino).
Os compositores também conseguem libertar-se da tuteia dos nobres que os empregavam e passam a compor por conta própria.
Com a ascensão da burguesia os concerto público tornam-se mais frequentes e, como consequência disto, surgem grandes saias de espetáculo e concertos.
As melodias Romântica são mais liríca e as harmonia mais contrastrantes,dando assim um resultado sonoro como uma maior variedade de sonoridades, dinâmica e timbres.Também as obras musicais tomam maiores proporções tanto a nivel sonoro com a nível de duração.É importante referir também que, devido a uma melhor qualidade sonora de músicos.