Música expressa sentimento, algo que reflete na alma.

terça-feira, 24 de março de 2015

MÚSICA ELETRÔNICA

A  música eletrônica originou-se na Alemanha,na década de 1950,e incluiu todos registrados por microfones(como a música concreta)e também aqueles produzidos por geradores eletrônicos de sons.O componente básico da produção sonora é o oscilador.Os sons produzidos podem tanto ser "puros"( sem a série harmônica ou sobretons) como "impuros",dependendo da vontade do compositor.Outro tipo de sonoridade é o "som branco"-um ruído parecido com uma rajada,obtido pela soma de todas as frequências audíveis.
 Os sons podem ser mixados juntos, sobreposto, ou divididos em fragmentos distintos. Determinados sons também podem ser gravados em diferentes pedaços de uma fita para depois serem juntados,ou se pode fazer uma fita que retorne  após o final,de modo a se repetirem os sons,criando-se assim um efeito de ostinato.
Um dos mais importantes compositores de música eletrônica é Karlheinz Stockhausen, autor de obras como Kontakte, para sons eletrônicos,piano e percussão;telemusik; Mikrophonie I,para gongo,dois microfones,dois filtros e dois potenciômetro;e Gesang jungling[canção dos jovens],Visage for tape(baseada na voz de Cathy Berberian)de Luciano Berio,e como uma ola de Fuerza y Luz [como uma onda de força e Luz],de Luigi Nono. 
  Neste trabalho atmosférico,soprano,piano e orquestra aparecem "ao vivo" em combinações com uma fita pré gravada que apresenta os sons eletronicamente modificados do soprano,do piano e de um coro de vozes femininas.

MÚSICA CONCRETA

No final da década de 1940,o compositor francês Pierre Schaeffer começou a fazer,no estúdio de ensaio da Rádio Francesa,experiências como o que chamou de musique concréte -musica composta de forma   "concreta",diretamente sobre fitas magnéticas,sem a abstração da simbologia musical.Os sons por ele registrados eram sons naturais,como o de uma porta batendo, uma rolha saltando da garrafa etc.Em seguida,esse  material era  transferido para outra fita,em que os sons eram misturados,superposto e modificados de diversas maneiras. pode-se modificar a altura do som alterando-se a rotação da fita ( quanto maior a velocidade,mais alto será o som,e vice-versa) ou tocá-la no sentido inverso. A composição resultante é uma montagem
de sons armazenados em fita,que pode ser tocada à vontade, dispensando a figura do "intérprete".


A ORQUESTRA

Foi durante o período barroco que a orquestra começou a tomar forma. No princípio, o termo "orquestra" era usado para designar um conjunto,formado ao acaso,com quaisquer instrumentos disponíveis.Mas,à medida que avançava o século XVII,o aperfeiçoamento dos instrumentos de corda (em particular,o violino) por esplêndidos artesãos,como as famílias Amati,Guarneri e Stradivari, fez com que a seção de cordas se tornasse uma unidade independente. Essa passou a constituir a base da orquestra-um núcleo central ao qual os compositores acrescentavam  outro instrumentos,individualmente ou em dupla,de acordo com as circunstâncias:flautas,oboés,fagotes,por vezes trompas
e eventualmente trompetes e tímpanos.
  Um traços contantes nas orquestras barrocas,porém era a presença do órgão ou cravo,preenchendo a harmonia.
Forte característica da música orquestral barroca é o contraste,sobretudo o de dinâmica forte-piano(suave)-e o de timbres instrumentais.O compositor barroco 
está frequentemente contrastando brilhantes filetes de sons,como dois oboés ou dois trompetes,com um fundo de cordas.
  A orquestra,que começara a ganhar forma durante o período barroco,está agora em pleno desenvolvimento.No princípio,ainda conservava um cravo continuo,
principalmente para amarrar a textura.Com o tempo,porém,o contínuo caiu em desuso e os compositores passaram a empregar instrumentos de sopro,especialmente as trompas
para dar unidade à textura.
 A orquestra no fim do século XVIII continha:
-uma ou duas flautas
-dois oboés
-duas clarinetas
-dois fagotes
-duas trompas
- dois trompetes
-dois tímpanos
-cordas
 Na primeira parte do período clássicos,as orquestra ainda eram pequenas e de formação variável: uma  base de cordas,à qual geralmente se acrescentavam duas trompas e uma ou duas flautas,ou dois oboés.


terça-feira, 17 de março de 2015

INTERVALO MUSICAIS

Intervalos Musicais Simples.


Intervalo é a distância que separa duas notas musicais.Por exemplo já sabemos que da nota até  a nota existe uma distância  de um tom.O intervalo que existe da nota em relação à nota receberá o nome de intervalo de segunda maior.Cada  intervalo receberá uma denominação própria  da sua relação com a tônica (fundamental ou primeira nota da escala).

















Como vocês podem observar o assunto é bastante extenso... Mas não para por aí, há muita coisa para se aprender. Irei mostrar agora outras possibilidades que se encontram nos intervalos simples: são todos os que estão dentro de uma 8j.
Os intervalos de 2ª Maior Dó-Ré (1Tom) 2ª menor: Dó-Réb( 1/2 tom) 2ªDiminuta: Dó-Ré bb (ernamonia) 2ªAumantada Dó-Ré# (1 tom e meio)

-Os intervalos de 3ª Maior: Dó-Mi (2 tom) 3ªmenor:Dó-Mib (1tom e meio) 3ª Diminuta Dó-Mibb (1tom). 3ªAumentada :Dó -Mi#( 2 tons e meio)

 - Os intervalos de 4ª justa:Dó-Fá (2 tons e meio) 4ªDiminuta:Dó-Fáb(2 tons) 4ªAumantada: Dó-Sol#(4 tons).
Obs:Todas as  4ª e 5ª são justas exceto Fá-Si  quarta aumentada e Si-Fá quinta diminuta.

-Os intevalos de 5ª justa: Dó-Sol (3 tons e meio) 5ªDiminuta :Dó-Solb(3 tons) 5ªAumentada:Dó-Fá#  (4 tons).

-Os intervalos de 6ª Maior: Dó-Lá( 4 tons e meio) 6ª menor:Dó-Láb( 4 tons|) 6ªDiminuta:Dó-Lább(3 tons e meio) 6ª Aumentada : Dó-Lá#(5 tons).

-Os intervalos de 7ª Maior: Dó-Si(5 tons e meio) 7ª menor: Dó-Sib( 5 tons) 7ª Diminuta: Dó-Sibb  (4 tons e meio) 7ª Aumentada: Dó-Si#).


- Os intervalos de 8ª justa:Dó-Dó( 6 tons) 8ªDiminuta:Dó-Dób (5tons e meio) 8ª Aumentada: Dó-Dó#( 6 tons).



quarta-feira, 4 de março de 2015

INSTRUMENTO MUSICAL

Antes de contar a história desses instrumentos, vou falar um pouco sobre
a diferença entre eles.
Os instrumentos de metal apresentam campanas com formatos aproximadamente cilíndrico ou cônico. O trompete e o trombone aproximadamente são 2/3 cilíndricos, apresentando um som brilhante. A tuba é aproximadamente 2/3 cônica, possuindo um som cheio e jovial. O bombardino tem o som parecido com o da tuba (só que menos grave) enquanto que o barítono tem um som intermediário (campana meio cônica, meio cilíndrica) entre o bombardino e o trombone.

Posição do trombone de vara Posição dos pistos A nota fundamental é abaixada em

1 Solto ----------------------
2 2 ½ tom
3 1 1 tom
4 1 e 2 (ou 3) 1½ tons
5 2 e 3 2 tons
6 1 e 3 2½ tons
7 1, 2, e 3 3 tons


Os instrumentos musicais fabricados antes do século XIX não possuíam o sistema de válvulas para execução de várias notas, então eram instrumentos de chave (oficlide), mais simples só com furos (flauta), como a trombeta, que só executa notas fundamentais ou com vara (trombone). Mais os antecessores do barítono e do bombardino são a serpente e o oficlide. A serpente (à esquerda), que foi uma família de instrumentos inventada por Edme Guillaume em 1590 na França, foi um dos primeiros instrumentos de bocal e possuía vários integrantes - do mais agudo ao mais grave. Em 1817, Jean Hilaire Asté faz um aprimoramento na serpente e cria a família dos oficlides (à esquerda). O nome oficlide vem do gregoophis (serpente) e kleis (serve para fechar-chaves), ou seja, serpente com chaves.

Com o aparecimento das válvulas no século XIX (um pouco depois do oficlide por volta de 1830) começa a aparecer os instrumentos que pareciam com o barítono moderno.


À direita uma espécie de horn alto.
Tem também outro horn tenor americano R. Wurlitzer & Bro., Cincinnati, OH. (esse já é mais parecido com um barítono).François Sudre em Paris (parece um oficlide valvulado).

Voltando para a história, começa um problema: quem é o pai do barítono e bombardino modernos? Quando o filho é bonito, o que não falta é pai. Na Europa surgiram os verticais. Nos Estados unidos surgiram os horizontais ou de marcha. Mas a tese mais aceita é a de que os dois vêm da família dos saxhorns de Antoine Joseph, mais conhecido com Adolph Sax, o "inventor" dos saxofones (na verdade o saxofone é um aperfeiçoamento do oficlide só que no lugar do bocal temos uma boquilha).

                                                       " Rosana Oliveira"

CARACTERÍSTICA PRINCIPAL DO SOM


1) ALTURA-determinada pela freqüência das vibrações.isto é da sua
Velocidade.quanto maior for a velocidade da vibração,mais agudo será o som.
2) DURAÇÃO- extensão de um  som; é determinada pelo tempo de emissão das vibrações.
3) INTENSIDADE- amplitude das vibrações; é determinada pela força
ou pelo volume do agente que as produz .É o grau de volume sonoro.
4) TIMBRE- combinação de vibrações determinadas pela espécie do
 agente que as produz.O timbre é a “cor”do som de cada instrumento ou voz.
 
   NOTAÇÃO MUSICAL são os sinais que representam a escrita
Musical, tais como; pauta,claves,notas,etc.

       Na escrita musical,as propriedades do som são representadas da seguinte maneira;
1)ALTURA- pela posição da nota no pentagrama e pela clave.
2)DURAÇÃO- pela figura da nota e pelo andamento. A alternância de
Notas de durações diferentes, resulta em ritmo.
3)INTENSIDADE- pelos sinais de dinâmica.
4)TIMBRE- pela indicação da voz ou instrumento que deve executar
a música .




CARACTERÍSTICAS DA MÚSICA


    Música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente,com
    Ordem,equilibro.

     1)  MELODIA-conjunto de sons disposto em ordem sucessiva
       (concepção vertical da, música).
   2)  HARMONIA-conjunto de sons dispostos em ordem
      Simultânea (concepção vertical da música).
   3)CONTRAPONTO-conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea(concepção ao           mesmo tempo horizontal e vertical da música).
   4)RITMO-ordem e proporção em estão disposta os sons que
       Constituem a melodia e a harmonia.
  SOM é a sensação produzida no ouvido pelas vibrações de corpos
  elásticos.Uma vibrações põe em movimento o ar na forma de ondas
  Sonoras que se propagam em todas as direções simultaneamente.Estas
  Atingem a membrana do tímpano fazendo-a vibrar.Transformadas em
  Impulsos nervosos,as vibrações são transmitidas ao cérebro que as identifica
 Como tipos diferentes de sons.

      

segunda-feira, 2 de março de 2015

BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA

Barroco( de 1600 a 1750)

Barroco é o período em que a música instrumental atinge,pela primeira
vez,a mesma importância que a música vocal.
A música do barroco é exuberante,de ritmo energético e frase melódicas
longas muito bem organizadas.Neste contexto os compositores fazem uso de um
contraponto com grandes contrastes tímbricos.
O violino  que mais se afirmou devido `a evolução da sua
construção e logo da sua execução.Também os instrumentos de tecla
 sofrem grandes evolução,nomeadamente o cravo que aparece como
 instrumento solista,e não apenas como acompanhante.
A orquestra também,por sua vez,toma maires proporções e uma forma
 mais estruturada, Dá-se também um aperfeiçoamento técnico dos
músicos,assim como um maior acesso a música por parte do público em
geral.
A ópera e o ballet são formas musicais,orquestra e vocais que surgem e
 se desenvolvem com grande autonomia.
A suite que também é outro género desde período,é uma sucessão de
diferentes peças musicais com andamentos de dança
Entre os compositores mais famosos destaca-se Johann Sebastian Bach

x

BREVE HISTÓRIA DA MÚSICA

Renascimento(de 1450 a 1600) part/ 4


O período renascentista é caracterizado pela mudança de pensamento
homem perante o mundo.Sabe-se desde logo que esta mudança vai
também influenciar a arte.O homem do renascimento já não vive apena
dominado pelos valores da igreja,agora encontra valores nele próprio
na natureza.A igreja também se tornou meno rígida e permitiu uma trama 
maior entre a música sacra e a música profana.
É nesta altura também que os donos das cortes e homens ricos
concedem oportunidades de trabalhos aos compositores e aos músicos;
promovendo festas,audições e acontecimentos culturais.
Neste período,as obras musicais que se desenvolvem são essencialmente vocais,ou melhor
a música vocal polifônica é a composição mais comum.
As formas vocais mais importantes desde período são:os madrigais,a missa,e o moteste.
É também no renascimento que,apesar de ser continuar a utilizar os instrumentos para duplica,refoçar
ou substituir as vozes,se começou a desenvolver uma música composta para ser tocada por instrumentos musicais,destacando-se o alaúde e os violas de gamba


x

EU FAÇO MILAGRES

Lembra daquela última lágrima que você derramou?
Sabe porque você parou de derramá-la?
Porque eu derramei por você...
Eu sei que às vezes você reclama da sua vida,
As vezes você me culpa por algo que aconteceu
Mas eu sei o que é certo pra você,
E quando você sofre,eu tento sofrer por você,
Pra você não ter que sentir toda essa dor..
Sabe aquele amor não correspondido?
Eu coloquei na sua vida,para você
Aprender o que é amar
E saber valorizar ao verdadeiro  amor,quando ele chegar.   


                                                                                " Rosana Oliveira"                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     

Copyright © ROSANA OLIVEIRA | Powered by Blogger

Design by Anders Noren | Blogger Theme by NewBloggerThemes.com